IRIS HALMSHAW

IRIS HALMSHAW
IRIS HALMSHAW - a genialidade de uma criança

domingo, 18 de agosto de 2013

O FILHO MORTO - SOARES DE PASSOS





No povo de além da serra
Vai a noite em mais de meio,
E a pobre da mãe velava
Unindo o filhinho ao seio.

«Acorda, meu filho, acorda,
Que esse dormir não é teu;
É como o sono da morte
O sono que a ti desceu.

Tarda-me já um sorriso
Nos teus lábios de rubim;
Acorda, meu filho, acorda,
Sorri-te ledo p´ra mim.»

Mas o pobre doentinho
Em seu regaço expirou;
E a mãe o cobriu de beijos,
E largo tempo chorou.

Em seu pequeno jazigo
Dois dias chorou também;
Ao terceiro, o sino triste
Dobrou à morte de alguém.

E à noite, no cemitério,
Outro jazigo se via:
Era a mãe, que ao pé do filho
Na sepultura dormia.

SOARES DE PASSOS



Para fazer o download da ANTOLOGIA POÉTICA
http://www.homeoesp.org/livros_online.html



2 comentários:

  1. Cantava-a para mim a minha querida mãe, era eu uma de 3 a 4 anos e ela fazia-me chorar, com pena das
    personagens da triste história

    ResponderEliminar
  2. Muito belo e sensível o poema de Soares de Passos, meu Amigo.

    Ainda hoje faz com que corram lágrimas a muita gente (incluindo eu) quando lembramos todas as mães e filhos mortos neste mundo.

    O Amor de Mãe - vou utilizar uma expressão homeopática - é o simillimum do Amor Gratuito.

    Um abraço fraterno.

    JMA

    ResponderEliminar